segunda-feira, 18 de junho de 2012

Apoio ao Elmano: PT do B homologa a coligação

Elmano faz promessas ao falar na convenção de ontem e ainda admite receber o apoio do PR e do PCdoB da Capital

Foto - Elmano de Freitas, nome do PT para disputar a Prefeitura da Capital, fala na convenção do PT do B, ontem, agradecendo o apoio FOTO: MARÍLIA CAMELO

O Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) realizou convenção, ontem, no Ginásio Aécio de Borba, para homologar uma coligação majoritária com o Partido dos Trabalhadores (PT) e escolher 56 candidatos a vereador, sendo 38 homens e 18 mulheres. Os trabalhos foram acompanhados por algumas lideranças do PT e o seu pré-candidato à Prefeitura, Elmano de Freitas.

A unidade do PT do B durante a campanha e a disposição de todos para vencer foi a tônica dos discursos. Elmano de Freitas disse que a aliança do PT com o PT do B não era uma aliança apenas para a eleição, mas para governar Fortaleza.

Disse também que durante a campanha não vai atacar nem acusar ninguém porque vai apresentar propostas para a cidade. Neste sentido prometeu a realização das obras do projeto da Copa do Mundo, mais casas populares, corredores e faixas exclusivas de ônibus para reduzir o tempo das viagens e parcerias com Igrejas para um trabalho voltado para tirar os jovens das drogas e recuperá-los para a sociedade.

Lembrou que foi advogado de movimentos populares e conhece Fortaleza não pelo mapa, mas porque andou muito nesta cidade. Também lembrou a promessa do ex-presidente Lula da Silva de vir a Fortaleza para participar da campanha eleitoral.

Ele revelou que vai conversar com o PR em data não definida ainda r vai procurar um entendimento com o PCdoB, acreditando que até a madrugada do próximo dia 30 pode sair um acordo, tendo em vista que as duas agremiações farão convenções no mesmo dia. O PCdoB tem como pré-candidato a prefeito o senador Inácio Arruda.

Posição
A convenção do PT do B foi realizada em clima festivo com apresentações artísticas, charangas, faixas e bandeiras alusivas aos candidatos e à coligação. Os trabalhos começaram às 10 horas e terminaram ao meio dia. Para definir a posição a ser tomada ontem o partido realizou uma prévia e saiu vitoriosa a tese de coligação para prefeito com o PT e chapa própria para vereador. Durante a convenção a votação foi por aclamação. O limite de gastos para cada candidato a vereador, durante a campanha, é de R$ 400.000,00.

O presidente estadual da legenda, Haroldo Abreu, lembrou que o seu partido era um aliado de 1ª hora do PT. Estimulou os candidatos a trabalharem unidos para viabilizar a eleição de três vereadores. A presidente municipal, Darcy Lira, disse que a aliança formada com o PT não era fruto de oportunismo, mas de uma sintonia na busca de uma sociedade melhor. Defendeu políticas públicas urbanas de mobilidade, habitação, educação, saúde e trabalho.

O deputado estadual Paulo Facó e o líder do partido na Câmara, Leonel Alencar, também defenderam a unidade do partido e a expectativa de eleição de três vereadores. Como representantes de outros partidos também marcaram presença na convenção do PT do B o presidente municipal do PT, Raimundo Ângelo, o deputado federal Eudes Xavier e o presidente da câmara, Acrísio Sena (ambos do PT), além de Nildo Sobral (PTN), secretário de esportes da prefeitura de Fortaleza.

Indicação do vice

A tendência do Partido da República (PR) é também pelo apoio ao candidato petista à Prefeitura de Fortaleza. A informação é do presidente estadual do PR, o ex-governador Lúcio Alcântara.

Nos últimos meses, segundo Lúcio, o PR tem conversado com o PSDB, o PDT, o DEM e "canais do PT" ligados à prefeita Luizianne Lins, presidente estadual do partido. A decisão sobre quem a legenda vai apoiar na sucessão municipal sai na nesta semana, conforme o dirigente.

Além de o PR integrar a base da presidente Dilma Rousseff, outro fator pesa na inclinação. Agora que o governador Cid Gomes (PSB), de quem Lúcio é desafeto, rompeu com a prefeita, a aliança com Luizianne "dá oportunidade de derrotar esse projeto hegemônico no Estado".

Lúcio destaca que a adesão do PR, por dispor de dois minutos de propaganda eleitoral em televisão e rádio, é "fundamental para o PT", visto que, sem o PSB e o PMDB, a campanha petista perde tempo considerável. O ex-governador afirma, contudo, que o PR não quer discutir apoio nesses termos. "Não estamos fazendo barganha. O principal é estabelecer um projeto político-administrativo para Fortaleza". De todo modo, ainda não houve uma conversa dele com a prefeita ou com Elmano de Freitas. "A bola está com o PT", diz. 


Do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?