segunda-feira, 14 de maio de 2012

Caucaia terá campanha no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Conselho Tutelar de Caucaia I e II, Sede e Jurema, em parceria com o Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente de Caucaia e CREAS estão preparando a divulgação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no dia 18 de maio. 
 
Histórico do 18 de maio
 
No dia 18 de maio de 1973, em Vitória, Estado do Espírito Santo, a menina Araceli Santos foi seqüestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, que apareceu seis dias depois, foi desfigurado por ácido. Os agressores de Araceli ficaram impunes.
O “caso Araceli’ foi mais um dentre tantos que acontecem em nosso cotidiano, sendo uma forma cruel de violação de direitos e degradação da vida humana, especialmente da infância e adolescência. A violência sexual contra crianças e adolescentes se configura como problemática complexa e delicada, um fenômeno multidimensional, de profundas raízes culturais e sociais.
Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa problemática, representantes de organizações governamentais e não-governamentais propuseram a criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi instituído em 2000, pela Lei Federal nº 9970 – 00. Tendo sido esta Lei aprovada e sancionada, os governos federal, estadual e municipal, em conjunto com a sociedade civil vem organizando atividades e eventos de sensibilização e mobilização para promover esse dia como um marco de luta pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.
O dia 18 de maio é uma data que oportuniza um mergulho consciente em profundas reflexões sobre a situação de violência que sofrem nossas crianças e adolescentes, e deve ter visibilidade através de mobilizações que visem o fim da impunidade.
 
Do Blog de Caucaia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?