terça-feira, 5 de junho de 2012

Presidente do Ibope diz que maior erro do instituto foi projeção feita para Fortaleza

O presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, afirmou, na noite desta segunda-feira, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, que o maior erro do instituto de pesquisa, nos seus 70 anos de existência, foi o diagnóstico feito das eleições de 1985 em Fortaleza. De acordo com ele, naquele ano, a situação em Recife era muito complicada, enquanto na Capital cearense, era dado como certa a eleição do então candidato pelo PMDB, Paes de Andrade.
Por conta desse cenário de “já ganhou” em Fortaleza, o Ibope resolveu retirar todos os seus pesquisadores da cidade, e enviá-los para Recife, devido a complicações naquele Município. Devido ao assassinato de um motorista em Fortaleza, somando-se aí a uma greve do transporte público, a candidatura de Maria Luiza, do PT, começou a ficar cada vez mais forte e em apenas dez dias, o Partido dos Trabalhadores  conseguiu fazer o seu primeiro prefeito em uma Capital.
Por conta desse episódio, Carlos Augusto disse que o Ibope passou a acompanhar todo o processo de pesquisa eleitoral até o último momento. “Nesses últimos setenta anos, esse foi o nosso maior erro”, afirmou o presidente do instituto durante programa Roda Viva.

Do Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?