sábado, 2 de junho de 2012

Prefeitura de Fortaleza: PT define escolha do candidato

O grupo da prefeita não aceita adiar a indicação do nome do candidato para ter mais espaços para negociações
O deputado federal Artur Bruno (PT), ainda acredita que seu nome poderá ser viabilizado como candidato à Prefeitura de Fortaleza, no encontro do Partido dos Trabalhadores, que acontece amanhã. No entanto, internamente, o grupo que tem a maioria dos 300 delegados eleitos pela legenda, é o que apoia a candidatura do secretário de Educação, Elmano de Freitas, defendido pela prefeita Luizianne Lins.


O deputado Artur Bruno reconhece a força do apoio da prefeita, mas afirma que vai defender sua pré-candidatura até o último momento FOTO: TUNO VIEIRA

Na última quinta-feira à noite, o grupo da prefeita Luizianne decidiu que no domingo sairá o nome do PT à Prefeitura, contrariando a ideia de outros petistas defensores do adiamento da escolha do candidato para permitir novos espaços de negociação de aliança com o PSB do governador Cid Gomes. Nesse caso, os delegados transfeririam a competência de escolher o candidato ao diretório municipal.

Bruno voltou a afirmar que o partido deve indicar um nome que seja de consenso tanto para a legenda quanto para permitir a possibilidade de um maior diálogo com os aliados. Segundo disse, ele é este nome, visto que tem trânsito livre entre as diversas legendas aliadas e no próprio PT. "Vou defender a minha candidatura até o último minuto".

O deputado, porém, reconhece que a força do apoio de Luizianne Lins, que tem 70% dos delegados a seu favor, irá ser definitiva para a escolha no próximo domingo. O grupo da prefeita, que ainda tem o senador José Pimentel, o deputado federal Eudes Xavier, o deputado estadual Antônio Carlos, além dos vereadores Guilherme Sampaio e Ronivaldo Maia, conseguiu eleger a maioria dos 300 delegados do partido.

Condições
"Eu creio que deveremos buscar já no domingo uma maior conversação com os demais partidos, pois já teremos condições de escolher o nome neste dia", salientou o parlamentar, preocupado com um possível adiamento do processo. "Se a maioria dos delegados decidir por adiar este trâmite, tudo bem, eu não me oporei".

No PT, alguns membros acham melhor adiar o processo para que haja um maior diálogo entre de mais partidos políticos e com os próprios movimentos petistas. No entanto, o presidente municipal da legenda, Raimundo Ângelo, garantiu ao Diário do Nordeste, que o nome petista sairá mesmo amanhã, durante o encontro.

Alguns partidos aliados chegaram a defender a candidatura própria de todas as agremiações no primeiro turno, e uma aliança majoritária em somente no segundo turno, o que, para Artur Bruno, é tido como uma manobra arriscada, pois, de acordo com ele, dois partidos de oposição poderiam ser viabilizados. "Isso é um risco desnecessário, que eu não vejo possibilidade para existir", apontou.

Bruno afirmou ainda que sua relação política e de amizade com os Ferreira Gomes poderiam ajudar na continuação da aliança com PSB, e consequentemente, PMDB, que estará junto com o partido do governador Cid Gomes nessas eleições.

O deputado federal aponta ainda algumas afinidades com Luizianne Lins, que também devem ser percebidas quando da escolha do candidato petista. "Fui, praticamente, o líder da prefeita na Assembleia Legislativa e também coordenei a campanha que reelegeu ela como prefeita de Fortaleza. Ou seja, tanto entre aliados como no PT, eu tenho trânsito livre", afirmou.

Encontro

O encontro do PT acontecerá amanhã, a partir das 9 horas, no Hotel Praia Centro, e contará com a presença de petistas das mais variadas alas. O presidente nacional do partido, Rui falcão deve acompanhar o processo que se estenderá até o final da tarde, quando o nome do candidato do PT irá ser anunciado pelos 300 delegados escolhidos para representar a legenda.

Partidos realizam encontros no CE
Nos próximos dias, os principais partidos do Estado realizarão encontros com os seus filiados no Interior e na Capital. Segundo dirigentes partidários, esses eventos têm como objetivo discutir estratégias e propostas para as candidaturas majoritárias e proporcionais. No início do mês das convenções partidárias, nas quais serão definidas as candidaturas para as eleições de outubro, as siglas pretendem também animar a militância e aproximá-la de seus líderes.

Hoje, PCdoB, PPS, PDT e PMDB promovem eventos com pré-candidatos. Amanhã, o PT realiza o encontro para definir o nome do seu candidato para disputar a Prefeitura de Fortaleza. Na segunda-feira, o PSDB reunirá seus filiados para discutir as eleições municipais no Estado.

A partir das 9h, o PCdoB, juntamente com o PP, fará um seminário sobre a Educação em Fortaleza. "Pensando na eleição municipal, com propostas concretas e trazendo diversos indicadores dessa área em Fortaleza", disse Carlos Augusto Diógenes, presidente do PCdoB no Ceará. "O objetivo é apresentar propostas concretas para a área". O evento contará com a participação do senador Inácio Arruda, pré-candidato do partido na Capital, e do deputado Chico Lopes.

Também no período da manhã, o PPS realiza um evento para o lançamento de um livro comemorativo do partido, na Casa José de Alencar. Na ocasião, entretanto, não está descartada conversas com outras legendas para tratar do pleito. Foram convidados os pré-candidatos Heitor Férrer e Inácio Arruda, além do deputado Chico Lopes.

O PDT, por sua vez, desde quinta-feira reúne seus filiados no congresso estadual. E, a partir de hoje até domingo, promove o congresso da juventude. O presidente do PDT no Ceará, André Figueiredo, diz que os eventos não têm relação com as eleições municipais, mas conta com a presença do presidente nacional da sigla, Carlos Lupi. "É um evento bienal, para trabalhar a perspectiva do partido onde a juventude está organizada. Sem relação com a campanha", disse.

Palestras
Durante a tarde de hoje, a juventude do PMDB de Barbalha promoverá palestras para pré-candidatos da região, com a participação do senador Eunício Oliveira, presidente da sigla no Ceará. "Vamos discutir políticas públicas voltadas para a juventude. O evento é aberto a todos os outros partidos da região", disse Roberto Wagner, presidente da juventude do PMDB de Barbalha.

No domingo, o presidente nacional do PT, Rui falcão, acompanhará o encontro municipal do partido, do qual participarão o senador José Pimentel e o secretário Nacional de Formação do PT, Carlos Henrique Árabe.

Na segunda-feira, o PSDB promove o Encontro Estadual dos líderes e pré-candidatos, liderados pelo presidente estadual da sigla, Marcos Cals, pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza. "O objetivo é discutir as eleições municipais, para que os participantes apresentem o quadro em cada município", diz Cals.

Do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?