segunda-feira, 4 de junho de 2012

Celular de quatro chips escolhe a operadora ideal

parelho da Venko identifica a operadora do destinatário da ligação e aciona a opção de chip mais econômica


O telefone celular Carisma, da fabricante brasileira Venko, é um dos poucos aparelhos de quatro chips no mercado que contam com selo da Anatel

Os aparelhos celulares com capacidade de operar com chips de várias operadoras simultaneamente vieram a calhar para o perfil do usuário brasileiro, que conta com várias linhas telefônicas para aproveitar as promoções de cada companhia. De acordo com a consultoria Teleco, ter chips avulsos de cada operadora pode valer a pena para usuários que fazem ligações com duração de mais de nove minutos.

Assim, os aparelhos desse tipo se tornaram populares, sendo comum agora os modelos que suportam até quatro chips - embora os fabricantes de renome ainda não explorem este novo nicho. De olho nesse segmento específico, a fabricante brasileira Venko lançou o aparelho Carisma, homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), anunciado pela companhia como o primeiro que suporta quatro chips e incorpora o recurso de "discagem inteligente". A empresa cedeu uma unidade do dispositivo ao Tecno para experimentação.

A função "Discador Inteligente", que é disponibilizada através de um aplicativo instalado no celular, permite que o usuário faça ligações usando a mesma operadora do destinatário da chamada sem perder tempo para descobrir qual é o chip instalado que pertence à operadora desejada. No teste com o aparelho, o recurso só funcionou com números cadastrados na agenda telefônica do aparelho.

Nas ligações para aparelhos fixos ou nos momentos em que o usuário não tiver créditos disponíveis em seus chips, é possível desativar o recurso automático e escolher a operadora geradora da ligação manualmente.

O Carisma está à venda (por R$ 299) desde o ano passado. Para quem adquiriu o modelo antes do lançamento do recurso Discador Inteligente, a Venko oferece a atualização do software gratuitamente, responsabilizando-se pelo custo de envio.

Uma desvantagem dos "multichips" é a escassez de modelos do tipo smartphone, que utilizam sistemas de ponta, como Android, iOS ou Windows Phone e permitem a instalação de aplicativos. O Carisma aceita a instalação de aplicativos em Java. Entre os pré-instalados, está o bom navegador Opera Mini.

Resistência
Com teclado Qwerty e tela de 2 polegadas, o aparelho não é uma sumidade em design e acabamento - não se diferenciando muito, na aparência, dos modelos chineses que invadem o mercado nacional. No entanto, tem uma aparência robusta e resistente. Não é à toa que a Venko, logo no início de suas atividades, em 2004, ficou conhecida por sua propaganda nas lojas, onde seus promotores de venda jogavam o aparelho no chão, demonstrando sua resistência.

Apesar do visual "xing-ling" - o que pode dar outro sentido à palavra "resistência" na hora da compra -, o "Carisma" tem a vantagem de ser homologado pela Anatel e de ser produzido por uma empresa baseada no Brasil, com assistência técnica e garantia de um ano - benefícios básicos, mas inexistentes quando o consumidor recorre a produtos chineses sem procedência.

Quanto ao custo-benefício, pode ser uma boa escolha para o usuário que utiliza linhas de várias operadoras e ainda deseja aliar seu uso a recursos como câmera fotográfica (de 1.3 megapixel), webcam VGA frontal, tocador de música MP3, rádio FM e ainda TV analógica. O dispositivo, com seu cartão de memória de 8GB incluso, também funciona como pen drive.

Do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?