quinta-feira, 26 de abril de 2012

Prefeita lança Plano Municipal de Cultura e Mapa da Cultura de Fortaleza



Fortaleza completou 286 anos no dia 13 de abril e o mês inteiro é de comemoração e reafirmação de políticas públicas transversais a serviço de uma nova cultura política que tem a cidadania cultural como forte aliada para as necessárias transformações sociais em curso. E, para defender e legitimar a cultura como direito básico assegurado, tão essencial à vida quanto a saúde ou a educação, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), e em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), lança nesta quinta-feira (26) o Plano Municipal de Cultura, a partir de 17h30, no Paço Municipal. Com a presença da Prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, e de representantes dos poderes públicos municipal, estadual e federal ligados à cultura, o Plano será lançado juntamente com o Mapa da Cultura de Fortaleza, ferramenta virtual que deve funcionar como interface para a construção colaborativa do mesmo.
 
O Plano de Cultura é um instrumento de gestão de médio e longo prazos, no qual o poder público assume a responsabilidade de implantar políticas culturais com base em programas, projetos e ações firmados por lei e que vão além da vigência de um mandato temporário. Portanto, trata-se de uma peça de planejamento estratégico, com duração decenal, que organiza, regula e norteia a execução da Política Municipal de Cultura. Plano utilizará como documento-base as diretrizes reunidas na esfera da IV Conferência Municipal de Cultura e sua aprovação caberá, em última instância, ao Conselho Municipal de Política Cultural.
 
O projeto Mapa da Cultura de Fortaleza consiste na criação de um site aberto ao agrupamento e relacionamento de agentes, espaços, instituições e eventos e/ou ações ligados à cultura. Trata-se de uma interface descritiva, visual e colaborativa, com várias camadas de informação, que podem ser cruzadas ou visualizadas individualmente. O objetivo principal é consolidar um ambiente virtual que instrumentalize o Sistema Municipal de Cultura e contribua efetivamente com a elaboração, o desenvolvimento e o acompanhamento das políticas culturais de Fortaleza.

:: SERVIÇO
Lançamento do Plano Municipal de Cultura e Mapa da Cultura de Fortaleza
Data: quinta-feira, 26 de abril
Horário: a partir de 17h30
Local: Paço Municipal (Rua São José, s/n - Centro)
 
(AVOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?