quinta-feira, 26 de abril de 2012

Internautas visitam obra do metrô de Fortaleza neste sábado

Para participar da visita, o internauta se inscreve pelo Facebook


Cerca de 120 pessoas irão visitar as obras do metrô de Fortaleza e percorrer um trecho da linha Sul no Trem Unidade Elétrica (TUE) e no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) até Pacatuba. Para participar da visita, o internauta se inscreve pelo Facebook
 A Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) recebe, sábado (28), a visita de 120 pessoas que irão conhecer as obras de implantação da linha Sul do metrô de Fortaleza. A visita, que está sendo organizada pela Casa Civil do Governo do Estado, levará 60 internautas que se inscreverem na visita pelo perfil do Governo na rede social Facebook (www.facebook.com/governodoceara#). Cada internauta sorteado poderá levar um acompanhante.
Os internautas irão se reunir, às 8h, no Palácio da Abolição e de lá partem, de ônibus, para a estação São Benedito, no Centro de Fortaleza.
Após assistirem a uma palestra, os internautas serão levados à estação Carlito Benevides, em Pacatuba. A visita continua no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) até o Centro de Manutenção do Metrofor.
Ao retornar à estação Carlito Benevides, o grupo fará o passeio no metrô (Trem Unidade Elétrica - TUE) até a estação Virgílio Távora, em Maracanaú.
O passeio nos trens do Metrofor faz parte do programa “Visita Guiada”, do Governo do Estado. O programa possibilita que a população em geral possa conhecer as obras estruturantes no Estado.

Linha Sul começa operações em junho
A linha Sul começará a receber testes com passageiros em junho. A chamada "operação assistida" irá transportar passageiros de Pacatuba à estação Parangaba, a partir de 15 de junho. Em outubro, os testes seguirão de Pacatuba até o Centro. .São 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. Esta linha irá receber um total de 20 trens que formarão dez composições de 80 metros, cada.
A linha será composta por 18 novas estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); Central – Chico da Silva (antiga João Felipe).
A está sendo feita pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura, e está com mais de 95% de execução em suas obras civis.
A estação São Benedito, por exemplo, está com suas obras em 97%. O local tem capacidade de receber 18 mil pessoas por hora e é uma das mais importantes estações. Por ela irão passar trabalhadores, estudantes e turistas. Próximo à estação existe a tradicional Igreja de São Benedito, muito visitada por cearenses e turistas. Além disso, está próximo de importantes colégios. Sem falar que fica no centro comercial da cidade.
Além de todas as vantagens de ser uma estação de metrô, ainda tem a vantagem de oferecer mais área livre para a cidade. Isso porque é uma estação totalmente subterrânea. Sobre a estação existe um belo jardim.
Além dessas 18 estações, o Governo do Estado conseguiu a inclusão de mais duas estações no cronograma de obras: Juscelino Kubitschek e Padre Cícero. As duas estações já estavam previstas desde a concepção original da Linha Sul, mas com o Plano de Mobilidade Urbana gerado pela Copa do Mundo da Fifa em 2014, suas implantações foram antecipadas. Com isso, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que liga Pacatuba ao Centro de Fortaleza, terá ao todo 20 estações.
A obra está recebendo um investimento total de R$ 1,705 bilhão. Em 2013, serão feitos os ajustes finais para início da operação comercial. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração plena com os terminais de ônibus.
A implantação do metrô de Fortaleza é considerada a maior obra estruturante da capital. A expectativa é que o metrô solucione um dos grandes problemas da cidade, que é o ordenamento de seu trânsito. A necessidade de se aumentar a oferta de transporte público de qualidade em substituição aos carros de passeio tem sido um dos objetivos de governos para desafogar as vias e melhorar a mobilidade urbana.

(AVOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?