sábado, 28 de abril de 2012

Municípios debatem benefícios dos programas sociais

Durante todo o dia de ontem a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) promoveu em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) um Encontro Intersetorial do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O evento ocorreu no hotel Mareiro, em Fortaleza. O objetivo do encontro foi reunir representantes dos 184 municípios do Estado e discutir o funcionamento dos programas assistenciais do Governo Federal “BPC Trabalho” e “BPC Escola”, além de debater as necessidades das pessoas idosas e portadoras de deficiência.

O BPC é um benefício proveniente do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) gerido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele é destinado a pessoas idosas a partir de 65 anos de idade e pessoas com deficiência em qualquer idade incapacitadas para a vida independente e para o trabalho. O benefício tem o valor de um salário mínimo mensal. As pessoas que desejem requerê-lo devem fazê-lo junto ao INSS e comprovar renda de menos de 1/4 de salário mínimo por mês. Os portadores de deficiência devem também se submeter a uma perícia médica do INSS.

Balanço

A secretária municipal de assistência do município de Barro, Ana Luisa Torquato, avalia o repasse do benefício como positivo. Ela diz que o município aderiu ao BPC em 2008 e que cerca de 60 pessoas em Barro tem sido beneficiadas pelo repasse da verba federal. Ela conta que o BPC incentivou o município a manter um olhar mais atento aos moradores portadores de necessidades especiais.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA

Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício do Governo Federal já implantado em todos os 184 municípios cearenses. Ele garante renda às pessoas idosas a partir de 65 anos e as pessoas com deficiência, em qualquer idade, incapacitadas para a vida independente.

Serviço

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS)
Rua Soriano Albuquerque 230 - Joaquim Távora
Telefone: (085) 3101.4557
Site: www.stds.ce.gov.br
 
Do O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?