segunda-feira, 30 de abril de 2012

Em Salitre e Campos Sales, as perdas são generalizadas

Os municípios de Campos Sales e Salitre, no Sul do Estado (Cariri cearense) são dois dos mais afetados pela estiagem na região. As duas cidades vivem perdas das safras que beiram os 90% do que é produzido, incluindo culturas como milho, feijão, mandioca e legumes.

Na cidade de Campos Sales, em comunidades como Queimadas e Varzinha, a situação é ainda pior, podendo chegar a 100% de prejuízo. Os plantios de feijão e milho não pegaram.

No distrito de Caldeirão, o agricultor Francisco Ângelo Negreiro está pessimista.

“Produzimos aqui 21 tarefas e só conseguimos apurar 18 sacas de feijão, tudo o resto foi perdido”,afirmou. Ângelo Negreiro perdeu ainda todas as roças de milho.

Em Salitre o quadro não é menos grave. As culturas de mandioca, fonte maior de renda da zona rural do município está com perdas de 80%.

Para piorar a situação, uma espécie de lagarta vem comendo toda a folha da planta, aumentando ainda mais os prejuízos.

Daniel de Sousa, do Alto da Bandeira, confirma as perdas. “Eu plantei cinco tarefas e meu irmão mais oito, e perdemos toda a nossa produção”,afirma.

Os prejuízos farão com que muitos produtores passem dificuldades financeiras este ano. Alguns ficarão devendo nos bancos e outros sem qualquer apoio financeiro do Governo.

O gerente local da Ematerce em Campos Sales, Vicente Fernandes, diz que a seca leva consequências imediatas à cidade. “Com certeza toda a vida da cidade será afetada, inclusive o comércio que terá redução nas suas vendas, pois os trabalhadores rurais não poderão comprar muitas coisas devido as dificuldades financeiras que irão enfrentar”, observa.

Mesmo as cidades tendo uma infraestrutura mínima, Salitre e Campos Sales tem forte tendência econômica para o campo. O agente rural Juciel Miguel confirma as perdas e as dificuldades que os trabalhadores rurais irão enfrentar. “Vai fazer com que falte comida na cidade”, alerta. (Tarso Araújo - especial para O POVO)
Do Jornal O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?