quinta-feira, 15 de março de 2012

Governador acredita na melhoria do transporte da grande Fortaleza

Com o título “Linha Leste, um novo passo pro futuro”, eis artigo que o governador Cid Gomes assina no O POVO desta quinta-feira. Ele destaca a conquista de financiamento para a segunda etapa do Projeto Metrofor, aquele que o fortalezense aguarda há mais de uma década. Confira:
Há duas semanas, a presidente Dilma Rousseff anunciou um convênio entre Governo Federal e o Estado do Ceará. Esse convênio é o maior da nossa história e vai viabilizar a construção da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. Com valor estimado em R$ 3,3 bilhões, a Linha Leste terá 12,4 km e 12 estações subterrâneas ligando o Centro ao bairro Água Fria.
Mais do que a liberação de recursos, o ato representa novo momento para o transporte público cearense e, sobretudo, da Região Metropolitana. A previsão é que a nova linha transporte 400 mil pessoas por dia.
A Linha Leste vai funcionar integrada com a Linha Sul (Pacatuba/Maracanaú ao Centro de Fortaleza) e com a Linha Oeste (Caucaia ao Centro de Fortaleza) do Metrô de Fortaleza, permitindo mais conforto, rapidez e segurança no deslocamento de milhares de pessoas.
Concretamente, o nosso objetivo é ter um dos melhores sistemas de transporte do País. É fácil percebermos que o atual modelo está estrangulado nos grandes centros urbanos. Em Fortaleza, a realidade não é diferente. Não são raras as vezes que nos deparamos com trabalhadores que gastam duas, três horas a mais no deslocamento de casa para o emprego devido a engarrafamentos e carência de um sistema eficaz, o que representa um turno extra no horário de trabalho, causando atraso, queda na produtividade e sacrifício na convivência com a família.
Neste mês, lançaremos o edital para a contratação de quatro “shields” ou tuneladores, popularmente conhecido como “tatuzão”. No início de março, realizamos viagens para vistoriar e conhecer o tipo de maquinário que mais se adequa às nossas condições e nos asseguramos que o modelo utilizado pelo Ceará segue os padrões mais modernos e seguros do mundo. Para as obras civis, a expectativa é que o edital de licitação seja disponibilizado em abril. As desapropriações e intervenções externas serão mínimas para que o impacto urbano seja o menor possível.
Com a conclusão das licitações, as obras iniciarão até o fim do ano e, em 2014, quatro estações serão entregues. A Linha Leste é uma grande obra para Fortaleza e é parte do futuro que começamos a viver.
Cid Ferreira Gomes
casacivil@ceara.gov.br
Governador do Estado do Ceará.
Do Blog do Eliomar de Lima - O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?