quinta-feira, 15 de março de 2012

Desafio Jovem enfrenta dificuldade

O serviço ambulatorial poderia receber cerca de mil pessoas, mas só 500 usuários são atendidos no setor
Mesmo em meio ao grande problema de saúde pública agravado pelo consumo indiscriminado de drogas, a primeira instituição social do Nordeste a tratar dependentes químicos, o Desafio Jovem, passa por necessidades e só consegue atender menos da metade de sua capacidade total. Por não ter fins lucrativos, a organização sempre foi mantida por doações de pessoas e empresas e por parcerias com instituições públicas. Mas, atualmente, a administração alega que não recebe nenhuma ajuda do Governo do Estado ou da Prefeitura de Fortaleza.

De acordo com o captador de recursos do Desafio Jovem, Wesley Moreira, a instituição possui 400 leitos disponíveis para internação de jovens do sexo masculino a partir dos 16 anos, mas, por conta da falta de dinheiro, apenas 14 pacientes estão sendo assistidos. O serviço ambulatorial poderia receber cerca de mil pessoas, mas só 500 usuários são atendidos. Segundo o funcionário, a falta de recursos faz com que cerca de oito atendimentos sejam negados a cada dia. Ainda assim, eles pretendem continuar abrindo espaço para fornecer ajuda às vítimas.

Demanda

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cerca de 70 mil pessoas procuraram tratamento médico na Capital em 2011 em decorrência do uso de drogas. Para a coordenadora da Saúde Mental de Fortaleza, Rane Félix, mesmo não havendo falta de leitos para tratamento da doença na rede pública, o quadro de enfrentamento do problema se complica na medida em que o índice de recaída aumenta. Por isso, muitos usuários voltam a ser internados.

Wesley explica que a situação chegou a esse ponto depois de várias crises financeiras que acabaram endividando a instituição. Com a mudança dos critérios para concessão de apoio governamental a instituições de abrigo de dependentes químicos, que passou a exigir certidões negativas de débito, o Desafio Jovem não conseguiu contemplar mais nenhum convênio.

Por outro lado, a assessoria de comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) confirmou a existência de um contrato para financiamento de 20 leitos e o pagamento de R$ 18 mil pelo atendimento de 15 a 20 pacientes. O fornecimento deste recurso é negado pela coordenação do Desafio Jovem.

Como medida emergencial a fim de manter o Desafio Jovem, a entidade firmou uma parceria com a Companhia Energética do Ceará (Coelce) para que doações em dinheiro sejam feitas no momento do pagamento das contas de luz.


Do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?