sábado, 10 de março de 2012

Começam as homenagens a São José

Iguatu. São José, padroeiro do Ceará, é um santo popular e de forte devoção entre os sertanejos. Os católicos começam a celebrar hoje, em todo o Estado, festas religiosas em louvor ao santo. As celebrações que incluem novenas, procissões, caminhadas, ofícios e missas prosseguem até o próximo dia 19, quando será feriado no Estado.

O período da celebração do novenário coincide com a época invernosa e, por isso, há preces ao padroeiro do Ceará para que ocorram boas chuvas. São José é padroeiro da Arquidiocese em Fortaleza, da Diocese de Iguatu e de 17 paróquias no Ceará, além de centenas de capelas espalhadas em vilas e distritos em todos os 184 Municípios.

Apesar de ser um santo popular, não há paróquias dedicadas a São José, nas dioceses de Crateús, Limoeiro do Norte e Sobral. A maior quantidade de paróquias que têm o pai adotivo de Jesus como padroeiro encontra-se na Arquidiocese de Fortaleza. São sete. Dentre elas, Aquiraz, que celebra São José de Ribamar. Lá, os festejos começaram ontem, com procissão e hasteamento da Bandeira do Santo. O tema do novenário é "Ide a José e fazei o que Ele vos disser". Em todas as paróquias que celebram São José, o novenário começa hoje e prossegue até o próximo dia 18. No dia 19, dedicado ao santo, haverá missas e procissões com a condução do andor e da imagem do padroeiro do Ceará pelas ruas da cidade.

A devoção ao padroeiro é crescente e traduz a religiosidade popular, a fé do católico e do sertanejo, em particular. São José é padroeiro da Diocese de Iguatu desde 1999, quando foi implantada a paróquia da Sé Catedral e construído o templo dedicado ao santo.

A cidade de Catarina, na região do Inhamuns, também celebra São José. Hoje à noite, haverá, na cidade de Iguatu, carreata com a condução da imagem do santo em um carro do Corpo de Bombeiros e em seguida a primeira noite de novena.

A festa religiosa é dirigida pelo padre Francisco Ernandir Alves Ferreira, pároco da Catedral. "O povo de Iguatu é religioso, participativo e atende ao chamado da Igreja", disse. "A participação dos devotos tem crescido muito nos últimos anos", diz.

Do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?