sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

REFINARIA PREMIUM II SEM DATA DEFINIDA

Antes programado para setembro do ano passado, o início das primeiras obras para a instalação da refinaria Premium II no Ceará ainda não tem data definida, e a espera poderá durar ainda alguns meses. "Eu espero, acredito e posso dizer que tem grande probabilidade de acontecer o início das obras de cercamento e instalação do canteiro da refinaria, por parte da Petrobras, ainda nesse semestre", declarou o chefe do Executivo estadual.

Além de tratar sobre a dívida que a Petrobras tem como o Ceará, a nova presidente da empresa, Maria das Graças Foster, também deverá destravar o início das obras da Premium II. A principal pendência ainda diz respeito à entrega do terreno de cerca de 2 mil hectares no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) à Petrobras para a instalação do empreendimento.

"Acertar ponteiros"
No próximo dia 27, a presidenta Dilma Rousseff virá ao Ceará, e havia uma expectativa de que sua visita marcaria a entrega da terra e consequente marco do início das obras do empreendimento. A possibilidade, contudo, foi descartada pelo governador. "Não creio que será dia 27 a entrega do terreno (...) Isso precede um encontro. Temos que acertar os ponteiros, o Governo do Estado e a Petrobras, diante de uma nova direção da estatal. Queremos então reafirmar os nossos compromissos, o interesse pela refinaria, e ouvir da Petrobras o que ela necessita", disse Cid Gomes.

O governador lembrou que já existem 1.400 hectares escriturados em nome do Estado e 400 hectares com emissão de posse dada, o que permitiria que a empresa já se aposse do terreno. "E temos ainda uma questão com os índios, com as comunidades que se autodenominam índios. Já foi feito estudo, aquela área não é (de tradição indígena), mas a gente tem que ter responsabilidades com eles, tem que pensar em formas de compensação. Tem uma série de coisas".

Melhor para o Ceará
O governador do Ceará afirmou ser "excelente" a expectativa do Estado em relação à nova direção da Petrobras, agora à frente de Maria das Graças Foster, que é funcionária de carreira da empresa. "Pro Ceará será, com certeza, muito melhor", declarou. Afirmando que não iria tecer nenhum comentário sobre o gestor anterior, Sérgio Gabrielli, Cid exaltou as qualidades técnicas de Foster, afirmando que "ela tem o mesmo estilo da Dilma". "Ela tem espírito público e é trabalhadora. A Graça é trabalhadora, executiva, não tem hora (para trabalhar), resolve as coisas com objetividade", destacou, reforçando que "certamente a Petrobras entra num nova era". A relação do Ceará com o ex-presidente da Petrobras foi permeada de conflitos, especialmente após a decisão de que a estatal não forneceria mais o gás natural para a antigo projeto de siderúrgica Ceará Steel, que então foi inviabilizado. Gabrielli chegou, inclusive, considerado "persona non grata" no Estado.

Cid aproveita Carnaval para manter contatos
O governador Cid Gomes embarcará para a Colômbia na próxima segunda-feira (20) onde manterá contato com uma empresa fabricante de louças sanitárias que deve se instalar no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). Conforme já havia sido antecipado pelo Diário do Nordeste, na edição de 21 de outubro de 2011, o empreendimento do Grupo Eternit deverá ter suas obras iniciadas no segundo semestre deste ano e está orçado em R$ 97 milhões.

A Eternit é atualmente líder de mercado nos segmentos de coberturas, painéis e placas de cimento. Esta será a 9ª fábrica a chegar ao Pecém. A expectativa é que o investimento fortaleça o setor de materiais de construção civil no Estado. Denominada de Companhia Sulamericana de Cerâmica S/A, a joint-venture terá participação acionária de 60% da Eternit e 40% da Corona.

Da Colômbia, Cid Gomes segue para o México. "Irei conferir a execução de um túnel que vai ser feito pelo mesmo tipo de equipamento que a gente está planejando para a Linha Leste do metro de Fortaleza", comentou o governador. Em seu roteiro ele irá ainda à florida visitar um data center. "Também é uma coisa que eu estou trabalhando para que a gente possa atrair alguns para cá, em função de Fortaleza ser o ponto de entrada da fibra ótica, dos canais de cabos submarinos que vem da Europa e dos Estados Unidos", informou Cid. Ele seguirá ainda para uma visita a uma fábrica em Ohio.

Depois dos EUA, o governador ainda aproveitará o período momino para ir ao Canadá, onde visitará uma fábrica e uma obra em execução. Pretende conferir os modelos adotados em países mais desenvolvidos. "E de lá posso ir para a Espanha, Madri e Paris, mas ainda não tenho isso confirmado", disse Cid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?