sábado, 11 de fevereiro de 2012

MERUOCA QUER FORTALECER TURISMO

Meruoca. Que as belezas exuberantes da Serra da Meruoca são atrativos para o Turismo ninguém tem dúvida. Mas como fazer valer essa natureza tão nativa e bonita para um turismo sustentável? É essa a resposta que o Plano de Desenvolvimento do Turismo da Meruoca para 2012-2014 está apontando. O Plano, feito a quatro mãos, foi apresentado, nesta semana, no Ytacaranha Hotel, com a presença de seus idealizadores, autores e empresariado.

As metas do Plano são ousadas, mas um ponto é destacado por todos. Meruoca não pode ser turístico se não houver a preocupação com a sustentabilidade da serra. Este item é destacado no Plano que tem o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) como indutor maior. O Plano ganha o apoio da Prefeitura, dos empresários e dos moradores de Meruoca.

Batizado de Plano Estratégico do Turismo para Meruoca para 2012-2014, a ideia do prefeito Francisco Antônio Fonteles reconhece que muito precisa ser feito para tornar o Município um atrativo turístico sustentável. "Não obstante as ações já empreendidas desde a década anterior e na atual, havemos de concordar que muito ainda precisa ser feito, e que há necessidade de um estímulo ainda maior em termos de recursos externos, a fim de que o Poder Público Municipal e o empreendedorismo local possam sincronizar a ideia de que o Turismo se oferece como estratégia viável para consolidar a Meruoca como um excelente polo", diz o prefeito.

Para o prefeito, o ponto de partida é a estruturação da cidade. Logo em seguida vem a promoção das potencialidades de modo a despertar a atração externa de turistas. "Temos a convicção, e o Plano de Turismo mostra isso, que dentro da cadeia de pontos turísticos tem que haver o esforço coletivo de seus segmentos", aponta.

Segundo Francisco Fonteles, Meruoca está atenta na preparação de suas potencialidades, onde se destacam o sítio histórico composto de sobrados, casarões, igrejas e belezas naturais. "Com o Plano conhecemos as estratégias que podem consolidar nossa região como polo turístico. O Plano nos anima a mudar o quadro social e econômico de nossa região, a partir de um maior engajamento e adoção de políticas públicas voltadas para o Turismo", salienta o prefeito.

O analista do Sebrae-CE, Hugo Macário de Brito Pinheiro, que participou da elaboração do Plano, lembra que o documento não é o final do processo e sim, o início de uma jornada onde o maior desafio não está em planejar, mas sim no esforço de realizar as ações, buscando concretizar os objetivos descritos no Plano de Desenvolvimento.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?