domingo, 12 de fevereiro de 2012

'BONDE DOS COROAS' ANIMA IDOSOS EM SUA 10º EDIÇÃO

Sorrir, cantar e dançar faz bem para a alma, além de ser um excelente remédio para o coração. Foi pensando nisso que um grupo formado por 100 idosos participou, ontem, da 10ª edição do "Bonde dos Coroas". A folia teve início na Estação João Felipe, seguindo até Caucaia. Em todo trajeto, não faltou alegria e animação.

A cada estação que passava, o bonde atraía atenção de curiosos que queriam conferir o vagão mais animado da cidade. Tradicionais marchinhas carnavalescas estavam na ponta da língua de cada um, gerando um misto de euforia e saudade dos antigos corsos carnavalescos, quando os carros saíam em cortejo pelas ruas do Centro. Gildete França, de 71 anos, comenta que, no seu tempo, não tinha a violência de hoje, e que todos brincavam à vontade.

Aos 72 anos, Tereza Araújo de Lima era uma das mais animadas. Entusiasmada, fez questão de ressaltar seu nome de guerra: Tetê Bandoleira. Ela garante que já dançava desde a barriga de sua mãe. "Sou sempre alegre, essa turma só gosta de sair quando eu vou. Não gosto de ficar parada, faço dança, exercício nos Bombeiros, viajo, vou para pagode, forró, gafieira. Isso é terapia, é o melhor remédio para nós, é viver, saber aproveitar a vida", destaca.

Lúcia Maria da Silva Frota, de 82 anos, conta que todos os anos participa do "Bonde dos Coroas". Animada, disse que, enquanto suas pernas estiverem boas, continuará participando da festa. "Fico feliz de estar aqui, com saúde e dançando".

Jaqueline Sales, coordenadora do projeto Reviver, da Prefeitura de Fortaleza, responsável pela organização da festa, informa que os idosos passam o ano inteiro se preparando para participar do "Bonde dos Coroas", fazendo atividades lúdicas e fazendo exames médicos. "Não é porque são pessoas diabéticas ou hipertensas que têm que ficar em casa esperando a morte chegar. Os idosos podem participar dos eventos da cidade de forma ativa, opinando e dando sua contribuição", afirma.

O humorista Deoclécio Lino, conhecido como "Marmita", nunca tinha participado do evento, mas confessou que ficou maravilhado com a iniciativa. "Eles têm mais energia do que muita gente nova. É uma terapia muito proveitosa para os idosos. Se todos brincassem e dançassem desse jeito, o sedentarismo seria bem menor", acredita.

Quem também marcou presença na festa foi o boneco do mosquito da dengue, que alertou sobre os perigos do Aedes aegypti. Técnicos da Secretaria de Saúde de Caucaia distribuíram 120 kits com informações sobre a saúde do homem, com foco na prevenção do câncer de próstata, além de conter dicas para prevenir a dengue e as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como a Aids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?