Dando continuidade aos trabalhos do Parlamento Jovem Cearense,
foram apresentados, na tarde desta segunda-feira (11/06), 37 projetos de
lei. A sessão contou com a presença dos 46 parlamentares, alunos do 6º
ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de
11 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza.
A
sessão foi aberta pelo presidente da Mesa Diretora do Parlamento Jovem
Cearense, deputado Héricles Alves, que elogiou a iniciativa da
Assembleia Legislativa ao criar o Programa Protagonismo Infantojuvenil.
“Esse projeto dá vez à criança e ao adolescente, valoriza a opinião do
jovem e abre espaço para novas ideias e conceitos”, disse Héricles.
Já
o segundo secretário da Mesa Diretora, deputado João Batista, fez a
leitura do expediente e apresentou a ementa dos 37 projetos. Em seguida
e foi aberta a tribuna aos oradores inscritos, que defenderam suas
proposituras.
O primeiro orador
foi o deputado-júnior Matheus Oliveira, de Maranguape, que alertou
sobre o risco das queimadas e apresentou o projeto de lei, que
determina a criação de incentivos a práticas agrícolas que priorizem a
preservação ambiental.
A deputada
Naiane Maciel, de Chorozinho, ressaltou que as queimadas trazem também
graves problemas à saúde pública. A deputada Adda Luiza, do Colégio
Batista, em Fortaleza, falou sobre o projeto que prevê a expansão de
vagas no ensino infantil e em creches públicas. “A ampliação das
creches é fundamental para a inserção da mulher no mercado de trabalho,
que gera melhoria de renda e a igualdade entre homens e mulheres”,
ressaltou Adda.
A deputada
Jéssica Lopes, de Caucaia, defendeu o projeto de lei, que prevê a
aplicação de modalidades esportivas indígenas nas aulas de educação
física. “A divulgação de modalidades como cabo-de-guerra, arco e flecha
ou arremesso de lança pode ser um resgate a cultura indígena nosso
Estado”, afirmou a parlamentar.
A
questão ambiental, a criação de escolas profissionalizantes, de
centros esportivos e de clínicas de recuperação para dependentes
químicos, reciclagem de lixo e melhoria da segurança nas escolas também
foi tema de projetos apresentados pelos jovens parlamentares. Os 92
estudantes que participam do Programa Protagonismo Infantojuvenil, que
formam o Parlamento Infantojuvenil e o Parlamento Jovem, conheceram o
funcionamento da AL e receberam orientação sobre a atividade do
Legislativo e a tramitação de propostas.
As
propostas apresentadas pelos deputados serão analisadas pelas
comissões técnicas do Parlamento Infantojuvenil e pela Procuradoria da
Assembleia.
CV/LF
Do Blog de Washington Matos
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