segunda-feira, 4 de junho de 2012

Dois municípios cearenses registram perda de 100% da safra e outros 39 superiores a 90%

Apesar do período de janeiro a maio ser considerado chuvoso, os municípios cearenses de São João do Jaguaribe e Solonópole registraram, neste ano, perda de 100% na safra, e outros 39 tiveram perdas superiores a 90%. Destes, 20 municípios apresentaram situação ainda mais crítica com perdas superiores a 95%.
Os dados foram coletados pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (DAS) e Funceme, e divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) nesta segunda-feira (4).
No dia 28 de maio, 168 municípios decretaram estado de emergência, demonstrando a vulnerabilidade da população, principalmente a rural.
A maioria dos municípios afetados com a perda se concentra na região do Sertão dos Inhamuns, Sertão Central e Jaguaribe, entre eles Quixeramobim (98,87%); Quixeré (98,97%); Tabuleiro do Norte (98,62%); Novo Oriente (98,11%); Independência (97,36%) e Crateús, com 97,34%.
De acordo com os profissionais do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Klinger Aragão Magalhães e Cleyber Nascimento de Medeiros, os municípios das macrorregiões do Sertão Central e Sertão dos Inhamuns se destacam com os maiores índices de vulnerabilidade, especialmente os municípios de Itatira, Piquet Carneiro, Deputado Irapuan Pinheiro, Caridade, Madalena, Independência, Milhã, Crateús, Ibaretama, Penaforte, Solonópole, Arneiroz, Saboeiro, Tauá e Umari.
A perda da safra, segundo Klinger Aragão, tem relação direta com a vulnerabilidade da população rural, em função de ser um indicativo de segurança alimentar, o que a levou a ser uma variável chave da definição dos 168 municípios com decretação de estado de emergência.
Produtividade agrícola
O estudo do Ipece, apontou o município de Monsenhor Tabosa como o pior no quesito produtividade agrícola por hectare, enquanto Miraíma figura com a maior participação das culturas de subsistência sobre a área total a ser colhida, indicando maior risco de vulnerabilidade para a produção agrícola.
O menor percentual de famílias beneficiadas no Programa Bolsa-Família foi registrado no município de Santa Quitéria.
Menor chuva
O município de Independência registrou o maior desvio percentual negativo das precipitações que resultou no menor valor para o índice de distribuição de chuvas, representando maior irregularidade pluviométrica.
Já a cidade de Irauçuba apresentou o menor índice de aridez, indicando, também, insuficiência de precipitações para o desenvolvimento da agricultura.
Klinger Aragão observou que, pelo índice sintético de vulnerabilidade, a situação de emergência mais explícita está nas regiões do Sertão Central e Sertão dos Inhamuns.

O documento, que tem título “Condições de Vulnerabilidade dos Municípios em Situação de Emergência em 2012”, foi elaborado com a colaboração da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (DAS) e Funceme. O estudo pode acessado no site do Ipece.

Do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?