quinta-feira, 10 de maio de 2012

Eleitor quer Luizianne e Cid Gomes separados

A primeira pesquisa para publicação feita sobre a sucessão em Fortaleza não destaca nomes novos da política
O PSB liberou a pesquisa sobre a eleição para prefeito de Fortaleza, em outubro próximo, feita pelo Ibope, no fim do mês de abril. Ontem, embora sem citar números, o ex-ministro Ciro Gomes falou sobre os efeitos da mostra, anunciando que o seu partido terá candidato próprio. Segundo o Ibope, o eleitorado de Fortaleza gostaria que "mudasse totalmente a atual administração de Fortaleza".

Para o eleitorado de Fortaleza, como está registrado no relatório feito pelo Ibope, o governador Cid Gomes não deve apoiar o mesmo candidato que pela prefeita Luizianne Lins (PT). A pesquisa foi realizada pelo Ibope entre os dias 28 e 30 de abril com 504 eleitores e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 00001/2012, contratada pelo diretório estadual do PSB e sua margem de erro é de quatro pontos percentuais.

A consulta envolve vários aspectos, estratificando os eleitores por sexo, idade, grau de instrução, ramo de atividade e nível econômico. A primeira pergunta voltada diretamente para as eleições procura identificar o grau de interesse do eleitor pelo pleito e, em seguida, apresenta uma série de nomes.

Nomes

Um deles pergunta assim: "Se a eleição para prefeito de Fortaleza fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a)sr(a) votaria"? Elmano Freitas, Heitor Férrer, Inácio Arruda, Marcos Cals, Renato Roseno, Moroni Torgan, Roberto Cláudio, Nenhum/ Branco/ Nulo, Não Sabe e Não Respondeu.

Perguntas semelhantes a essa são repetidas várias vezes, alterando apenas alguns nomes e a ordem em que são colocados. Dos pretensos candidatos do PT na pesquisa são indicados os nomes de Elmano de Freitas e Artur Bruno. Também são apresentados dois nomes do PSB, sendo eles Ferruccio Feitosa e Roberto Cláudio.

Nos quatro cenários da pesquisa estimulada estão sempre à frente dos demais Inácio Arruda, Moroni Torgan, Heitor Férrer, Marcos Cals e Renato Roseno. Em dois momentos Artur Bruno também se destaca, ficando sempre, quase na mesma faixa, em todos os instantes Roberto Cláudio, Ferrúcio Feitosa e Elmano de Freitas.

Rejeição

No quesito rejeição, os campeões são Inácio Arruda, Moroni Torgan, Heitor Férrer e Renato Roseno. Em relação ao grau de conhecimento, Elmano de Freitas, Roberto Cláudio e Ferrúcio Feitosa são os menos conhecidos do eleitorado fortalezense, coincidentemente os únicos que nunca disputaram um cargo majoritário.

Aos entrevistados também foi perguntado sobre a importância dos apoios de alguns líderes políticos cearenses, além da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula. "Para 76% dos eleitores o apoio do ex-presidente Lula aumentaria muito ou um pouco a vontade de votar em um candidato à Prefeitura de Fortaleza. No caso da presidente Dilma, 69% declararam que seu apoio influenciaria muito ou um pouco na decisão de voto, enquanto 41% fazem esta afirmação em relação ao governador Cid Gomes e 44% quanto ao apoio do ex-deputado Ciro Gomes. O ex-senador Tasso Jereissati e o ex-governador Lúcio Alcântara influenciariam positivamente a decisão de voto de 33% dos eleitores, enquanto a atual prefeita influencia positivamente a decisão de 18% dos eleitores" da Capital.

Avaliação da prefeita
Aos fortalezenses foi perguntado sobre as administrações da prefeita Luizianne Lins, do governador Cid Gomes e da presidente Dilma Rousseff. "A administração da prefeita Luizianne Lins é avaliada positivamente por certa de 1/5 dos eleitores". Diz ainda o relatório que 32% classificaram o Governo municipal como regular e 48% disseram que a administração de Luizianne é ruim ou péssima. "Já na pergunta de aprovação da administração 2/3 dos eleitores (66%) desaprovam a forma como Luizianne vem administrando Fortaleza e 30% aprovam a sua gestão. Não confiam em Luizianne 66% dos entrevistados e 29% declaram confiar na prefeita".

Governador
"A administração do governador Cid Gomes é avaliada de maneira positiva (ótima/boa) por 44% dos eleitores, como regular por 42%, e de forma negativa por 12% (índice dos que avaliam como ruim ou péssima). Quando perguntados se aprovam o Governo de Cid Gomes, 60% dos eleitores afirmam que apoiam o seu Governo, contra 32% que afirmam não aprovar a administração. Os eleitores que cofiam no governador representam 56% do eleitorado e 36% não confiam".

Dilma é avaliada como ótima ou boa por 7 em cada 10 entrevistados (73%), como regular por 21% e como ruim ou péssima por 5%. Entre os entrevistados, 88% aprovam a forma de administrar da presidente.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?