domingo, 13 de maio de 2012

Clássico Rei: Tira-teima que vale uma Hegemonia

Empate dá a taça ao Ceará, que abriria dois títulos; vitória tricolor empata o número de conquistas: 40 a 40
Há mais de 90 anos que Ceará e Fortaleza disputam a hegemonia no futebol cearense. Em se tratando dos ferrenhos rivais, o equilíbrio é a palavra que os define: em 2012, cada um venceu um Clássico-Rei, com a vitória chegando nos minutos finais, para êxtase de cada torcida.

Se cada uma comemorou efusivamente cada vitória, no primeiro jogo da decisão o equilíbrio foi tanto, que os times abusaram da cautela e empataram em 0 a 0, frustrando a galera.

Mas hoje, no PV, às 16 horas, não tem jeito. Após o apito final, uma das torcidas sairá comemorando um título estadual, que representará muito no histórico de campeões.

Um título do Ceará, que pode vir com um empate pela vantagem do Vovô na classificação geral, daria ao Alvinegro, hoje com 40 troféus, dois mais que o Tricolor, que hoje tem 39.

Em caso de conquista tricolor, que virá apenas com uma vitória, cada time ficaria com 40 títulos estaduais, acirrando ainda mais a disputa entre os dois.

Assim, com todo esse equilíbrio, o Ceará não despreza a vantagem do empate que tem. Embora o técnico PC Gusmão declare que o time atacará o rival. "Não podemos só nos defender. Desde que cheguei aqui, busco vitórias. E hoje, no jogo que decide o campeonato, não será diferente. Jogaremos para vencer. Temos que jogar com inteligência, e pensar na vantagem, só nos minutos finais", ressaltou.

Quanto ao time que colocará em campo, nenhum mistério. Por ter encontrado a formação ideal e o time ter encaixado, PC repetirá os mesmos jogadores do primeiro jogo. A partida de hoje marca a despedida de Felipe Azevedo, - negociado com um time da Série A -, que quer deixar o Ceará com um título.

No Fortaleza, o técnico Nedo Xavier, do Leão, entende que seu clube já é um grande vencedor, embora queira o título. "O Ceará manteve uma base que veio da Primeira Divisão e os treinadores que por lá passaram todos conheciam bem o elenco. Nós, não. Tivemos que começar do zero", disse o técnico.

Base mantida
Por ter um elenco reduzido no Estadual - fez cinco contratações para a Série B e Copa do Brasil -, o Leão entra sempre com a mesma base que vem jogando. Porém, no último trabalho tático, Nedo mostrou-se em dúvida quanto à lateral-esquerda, entre Guto e Kauê. Este, que vinha sendo o titular, caiu muito de produção nos últimos jogos e não vem inspirando a mesma confiança. Já Guto teve uma boa participação no jogo contra o Grêmio.

Do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?