segunda-feira, 30 de abril de 2012

Reação motora não indica que Pedro esteja consciente, diz médico

A reação motora apresentada nas últimas horas pelo cantor Pedro Leonardo não significa que o paciente esteja consciente, segundo informou na tarde desta segunda-feira (30) o médico Roberto Kalil Filho, que coordena a equipe que cuida do paciente. De acordo com o boletim médico divulgado nesta manhã, Pedro "apresentou resposta motora aos estímulos dolorosos e sinais de preservação dos reflexos do tronco cerebral".  Pedro está internado desde quinta-feira (26) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
"Há dois dias a equipe de neurologia suspendeu a sedação e ele começa a apresentar alguns reflexos ao exame clínico-neurológico. Esses reflexos são, evidentemente, uma evolução positiva, porém ainda limitada. Há ainda sedativos na circulação. Temos que aguardar", explicou Kalil.
Pedro está internado em estado grave, porém estável na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Por isso, segundo Kalil, ele ainda corre risco de morte. O médico disse não ser possível precisar em quanto tempo o sedativo será eliminado. A grande quantidade de medicamentos aplicada em Pedro ainda está em circulação na corrente sanguínea e o quadro de insuficiência renal dificulta a eliminação do sedativo.
"A resposta aos estímulos não significa consciência", frisou Kalil. De acordo com o médico, Pedro pode demorar a acordar. Ele afirma que isso depende de paciente para paciente e do grau da lesão cerebral.
Quando o efeito dos remédios tiver passado, os médicos poderão avaliar os efeitos do acidente na parte neurológica no cantor. Ele sofreu um acidente de carro no dia 20 de abril, quando ele voltava de um show em Minas Gerais. Pedro ainda respira com a ajuda de aparelhos.
 Neste domingo, o paciente recebeu a visita da mulher e do pai, o cantor Leonardo. Fãs também passaram o dia na porta do hospital. Durante entrevista ao Domingão do Faustão, Leonardo agradeceu aos fãs pela torcida pela recuperação do filho, que sofreu um acidente de carro em Minas Gerais.
Ao deixar o programa, ele seguiu para o hospital. No saguão do Sírio, onde chegou às 19h15, disse aos jornalistas que irá cantar para o filho. "Vou lá na UTI e vou cantar. O que me resta agora é cantar. Rezar está todo mundo rezando", afirmou, visivelmente emocionado.
Questionado sobre o que iria falar para o jovem, disse: "acorda rapaz, você já dormiu demais." Antes de entrar, recebeu o carinho das fãs que fazem vigília há vários dias em frente ao centro médico e as abraçou. Segundo ele, essas demonstrações de carinho "são comoventes". "É muito bonito. Com certeza essa corrente positiva está trazendo o Pedro de volta."
Pedro Leonardo está internado no Sírio desde quinta-feira (26).  No dia 20 ele sofreu um acidente de carro na rodovia MGC-452, próximo ao município de Tupaciguara, em Minas Gerais, quando voltava de um show. Ele foi inicialmente levado ao Hospital Municipal de Itumbiara, onde passou por cirurgia para conter hemorragia abdominal, e foi transferido no mesmo dia para Goiânia. Depois, foi de avião ao hospital em São Paulo.

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?