quarta-feira, 18 de abril de 2012

Municípios cearenses são beneficiados com retroescavadeiras e tratores

Nesta segunda-feira (16), uma solenidade realizada no Parque de Exposição Governador César Calls, entregou a diversos municípios cearenses equipamentos que vão garantir a melhoria dos serviços da agricultura familiar cearense. Na oportunidade, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entregou 56 retroescavadeiras da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) a 56 municípios do Ceará. As máquinas serão usadas na recuperação e construção de estradas vicinais, um importante instrumento para o escoamento da produção da agricultura familiar. Já o Governo do Estado, por meio da Secretária do Desenvolvimento Agrário, distribuiu 71 tratores para os municípios, além de 15 veículos que serão úteis na ampliação das ações da SDA.
 
Na ocasião, que contou com a participação de dezenas de prefeitos e prefeitas de todo o Ceará, secretários municipais de agricultura, deputados, e diversas autoridades da área, foi ressaltada a importância de se investir em melhorias para a agricultura familiar cearense, uma importante fonte de renda para a população do Estado. Segundo o deputado federal, José Guimarães, as máquinas entregues na solenidade tem um papel importante para o desenvolvimento rural cearense. “Essa política qde parceria que está sendo realizada no Ceará é o que vem garantindo a melhoria da nossa agricultura familiar e é o que deve ser feito para levar melhoria de vida ao homem do campo”, afirmou. O deputado garantiu, ainda, que vem lutando junto ao Governo Federal para ampliar o valor do Garantia Safra para este ano em que a estiagem já está quase consolidada no Ceará.
 
O deputado estadual Dedé Teixeira ressaltou o quanto as máquinas podem mudar a vida da população do campo. “No que se recuperam as estradas vicinais ou que se criam novas passagens, se garante acesso a população e leva o desenvolvimento para os mais diversos cantos do estado”. Já Eliene Brasileiro, presidente da Aprece e prefeita municipal de General Sampaio, um dos municípios beneficiados com as máquinas, lembrou que essa é a realização de um sonho antigo para os municípios e que os equipamentos também podem ajudar na construção de reservatórios de água dentro das comunidades de agricultores familiares. “Isso que facilita a vida no semi-árido, amplia o acesso ao abastecimento de água e isso nos orgulha bastante. Com certeza todos nós que estamos recebendo esses equipamentos faremos bom uso deles”. Além disso, a presidente da Aprece aproveitou para pedir ao representante do MDA que os demais municípios cearenses sejam contemplados com essa iniciativa.
 
O secretário Nacional de Desenvolvimento Territorial, Jerônimo Rodrigues, representando o ministro Pepe Vargas, fez a entrega das chaves às prefeituras. Na ocasião, também foi assinado pelo governo estadual e federal o termo de adesão à Rede Brasil Rural, uma ferramenta digital criada para organizar toda a cadeia produtiva e fomentar a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar. Segundo Jerônimo Rodrigues, o Ceará conta com mais de 50 associações já cadastradas da Rede e a expectativa é de que esse número seja cada vez mais ampliado. O secretário Nelson Martins garantiu que o Estado irá continuar a capacitar as cooperativas rurais dos municípios cerenses para garantir que os agricultores familiares tenham direito a comercializar suas mercadorias e ressaltou a importância das ações desenvolvidas em conjunto com o MDA para mudar a realidade do homem do campo do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?