quinta-feira, 8 de março de 2012

MPF no Ceará denuncia cinco pessoas por questões antecipadas do ENEM

Cinco pessoas foram denunciadas na Justiça Federal pelo Ministério Público Federal (MPF) no Ceará por envolvimento na antecipação de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. Foram denunciados dois funcionários do Colégio Christus, outros dois do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e um da Fundação Cesgranrio.
O Ministério Público Federal decidiu em janeiro passado, devolver à Polícia Federal o inquérito que apurou a antecipação por ter considerado que as investigações não eram, até então, esclarecedoras e precisavam ser aprofundadas. De posse novamente da investigação, a procuradora da República Maria Candelária de Di Ciero decidiu apresentar as denúncias.
Um professor e uma coordenadora do Christus foram denunciados por utilização e divulgação indevida de material sigiloso. Segundo as investigações da Polícia Federal, as 14 questões antecipadas para os vestibulandos da escola foram copiadas de cadernos de um pré-teste aplicado aos alunos do colégio em 2010. Conforme o inquérito, a coordenadora teve acesso aos cadernos de prova. Já o professor,  foi o responsável por distribuir as questões copiadas aos 1139 alunos do cursinho e do 3º ano.
Os funcionários do Inep responderão por falsidade ideológica por terem negado que houvesse possibilidade de se conseguir os cadernos de provas do pré-teste. Segundo a procuradora Maria Candelária, os denunciados quiseram acobertar a extensão do vazamento das provas do pré-teste.
Já a representante da Cesgranrio, empresa contratada pelo Inep para aplicar o pré-teste, é acusada de ter disponibilizado os cadernos dos pré-testes para a coordenadora que não havia assinado o termo de sigilo. Portanto, ela não tinha autorização legal para ter acesso aos cadernos de questões do pré-teste.

 Do Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?