quarta-feira, 28 de março de 2012

Iprede vai mudar de nome para Instituto da Primeira Infância

O Iprede, tradicional instituição cearense de assistência à infância, vai mudar de novamente de nome a partir desta quinta-feira (29).

A entidade nasceu como Instituto de Prevenção à Desnutrição e à Excepcionalidade, em 1986, e mudou para Instituto da Promoção da Nutrição e do Desenvolvimento Humano em 2008, sempre mantendo a mesma sigla. Na nova mudança de nome também será preservada a sigla Iprede.

De acordo com nota oficial, o foco inicial do Iprede que era o tratamento da desnutrição infantil, foi ampliado para "a criação de um novo olhar para a criança, inserindo neste contexto a sua família".

Mudanças sociais
Na época de sua fundação 28% das crianças cearenses eram desnutridas, percentual que caiu para menos de 7% na atualidade. A mortalidade infantil também caiu de 100 para 20 a cada 100 mil nascidos.

"Passamos a trabalhar com uma coisa visível, que é a criança engordar e crescer, e com outra que é invisível, que é a sua subjetivação”, explica o coordenador técnico-científico do Iprede, Álvaro Madeiro Leite.

Novas atividades
As novas atividades do Iprede/Instituto da Primeira Infância serão divididas em Unidade de Promoção do Desenvolvimento na Primeira Infância, que abrange iniciativas envolvendo a criança e sua família, e a Unidade de Estudos da Primeira Infância, focada no ensino, pesquisa, comunicação e tecnologia.

Ainda segundo a nota do Iprede "a primeira infância é a base para todas as aprendizagens humanas. Estudos demonstram que a qualidade de vida de uma criança entre o nascimento e os seis anos de idade pode determinar as contribuições que ela trará à sociedade quando adulta."

Dados sobre a infância no Brasil e no mundo
-  45,6% das crianças vive em famílias pobres;

- crianças negras têm quase 70% mais chance de viver na pobreza;
- no Semiárido, onde vivem 13 milhões de crianças, mais de 70% das crianças e dos adolescentes são classificados como pobres;

-  uma em cada quatro crianças de 4 a 6 anos está fora da escola;

- 64% das crianças pobres não vão à escola durante a primeira infância;

- 60 mil crianças com menos de 1 ano são desnutridas;
- cada dólar investido em programas de assistência à primeira infância há o retorno de nove dólares para a sociedade;
- aos 3 anos de idade, as células cerebrais com as quais uma criança nasce desenvolvem 1 quatrilhão de ligações, o dobro de conexões que um adulto possui;
- aos 4, estima-seque a criança tenha atingido metade do seu potencial intelectual;
SERVIÇO
Solenidade de oficialização do Iprede-Instituto da Primeira Infância
Data: 29/03/12 (quinta-feira)
Horário: 15h
Local: Iprede - Rua Professor Carlos Lobo, 15, Cidade dos Funcionários - (85) 3218.4000

Do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?