quinta-feira, 29 de março de 2012

Bill Gates x Steven Jobs: Surgimento e evolução dos PC's



Resenha sobre o filme Piratas do Vale do Silício

O filme Piratas do Vale do Silício nos mostra em detalhes os passos do surgimento e da consolidação no mercado da empresa Apple e Microsoft, ambas contribuíram para a evolução do computador pessoal, de um lado Steve Jobs e do outro Bill Gates.

Essa evolução do computador pessoal foi motivada pelo surgimento do MITS Altair 8800 e pela ideia de estudantes “nerds” que eram fanáticos por tecnologia e eletrônica. O principal objetivo de início era criar brinquedos que pudessem ser usados dentro de casa, mal imaginavam que isso seria a maior revolução de todos os tempos.

É interessante observar os contrastes entre os dois principais protagonistas: Bill e Steve. Bill era um “nerd” que buscava desenvolver um programa de computador e Steve um exemplo para os amigos pela facilidade com que se expressava.

O que chama mais atenção é o comportamento de Steve que possui um temperamento difícil, notado assim que descobriu que ia ser pai e negou que o filho pertencesse a ele. No auge de desenvolvimento da Apple suas atitudes autoritárias fizeram que ele fosse demitido para não acabar com o sucesso da sua própria empresa.


Ao assistir o filme é possível perceber que os computadores pessoais não surgiram em uma grande empresa de informática, mas sim em uma simples garagem onde estudantes se encontravam para "brincar", brincadeiras essas que geraram a maior invenção de toda a história. O computador pessoal (Personal Computer - PC).


Licença Creative Commons
Resenha do Filme Piratas do Vale do Silício de Robson Queiroz é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?