quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

OAB QUER INVESTIGAR AUMENTO DO PREÇO DA GASOLINA

A Secional cearense da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio de sua Comissão de Estudo e Defesa da Concorrência, vai realizar audiência pública  para identificar as razões do aumento repentino de até R$ 0,30 no valor do litro de gasolina comercializado em Fortaleza. Em alguns postos o preço na capial chega a R$ 2,79 o litro.

De acordo com o presidente da Comissão de Estudo e Defesa da Concorrência, Sávio Aguiar, deverão participar do encontro representantes do Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Ceará (Sindipostos), do Ministério Público, Procon, Decon, e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Ele explica que a atitude dos postos de reajustar o valor nas bombas causa estranheza por dois motivos. O primeiro é o fato de há poucos dias a presidente da Petrobras, Graça Foster, ter anunciado que não haveria elevação de preços. o segundo é a própria aproximação do Carnaval. "O pior de tudo é que este mágico aumento ocorreu justamente na véspera do Carnaval, onde é sabido por todos que a maior parte da população abastece seus veículos para pegarem a estrada", diz.
Conforme o especialista, a prática de alinhamento de preço no setor de combustíveis não é novidade nesse setor, o que ratifica a obrigação da OAB-CE em apurar tal elevação, principalmente pelo fato deste aumento ter ocorrido de forma linear e instantânea.
"É muito estranho que na véspera do Carnaval todos os postos da cidade tenham tido a idéia de aumentar seus preços para o mesmo valor. Tal conduta assemelha-se muito a maléfica prática de alinhamento de preço, onde os agentes do mercado econômico tentam manipular o mercado”, afirma Sávio Aguiar.
“A OAB/CE irá tomar as medidas necessárias para apurar este repentino e elevado aumento a fim de verificar se existe a formação de um Cartel neste setor, oportunidade em serão notificados todas as partes envolvidas  e os encaminhamentos  necessários serão realizados“, complementa.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?