segunda-feira, 2 de abril de 2012

Tecnoguia: Vendas mundiais Tablet pode ultrapassar PC no próximo ano

Em 2010, era vendido um tablet para cada 20 computadores comercializados; já no ano passado, foram registrados seis computadores vendidos para cada tablet
Clique para Ampliar A expectativa é que o mercado de tablets pode ultrapassar o de outros computadores pessoais em número de unidades vendidas já no segundo semestre do ano que vem. Essa previsão vem a reboque do lançamento do novo iPad pela Apple.

A diferença ainda é grande, mas vem diminuindo em ritmo cada vez mais rápido. Em 2010, era vendido um tablet para cada 20 computadores. Em 2011, a diferença caiu para seis computadores comercializados para cada tablet vendido. Os dados são da Canalys, uma empresa de pesquisa em tecnologia. Só a Apple vendeu 55 milhões de iPads desde o lançamento do produto, em janeiro de 2010.

Vários analistas concordam que os tablets vão tomar o lugar dos outros tipos de PCs. A questão, agora, é quando isso vai acontecer. Horace Dediu, fundador da consultoria Asymco, chegou a arriscar uma data: outubro de 2013, considerando as expectativas de venda dos produtos e a popularidade dos sistemas operacionais.

Nem todos os consumidores devem abandonar o computador por um tablet, mas sua simplicidade e portabilidade vem conquistando cada vez mais pessoas, especialmente dentro das empresas. Um dos principais impulsos para o crescimento da venda é a grande procura do público corporativo. Segundo pesquisa da Forrester, 13% dos funcionários de tecnologia da informação (TI) usam um tablet em sua rotina de trabalho. O uso desse equipamento eletrônico é ainda maior nos níveis executivos e de venda.

Novo cenário

Com o lançamento de tablets mais baratos, como o Kindle Fire, da Amazon, a tendência do mercado é crescer ainda mais. Diante do novo cenário, a consultoria Forrester reviu suas previsões para o mercado consumidor americano. Ela espera que 105 milhões de consumidores nos Estados Unidos tenham um tablet até 2015 - 23 milhões a mais do que haviam previsto ano passado. Só em 2015, devem ser vendidas 57 milhões de unidades desse tipo de aparelho.


Do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?