sábado, 21 de abril de 2012

Quixadá ganhará uma nova faculdade


Clique para Ampliar
A instituição terá 39 alas com pavimento térreo e superior, com laboratórios consignados às salas de aula, um ginásio poliesportivo e uma capela. O próprio dom Adélio Tomasin foi quem desenhou a maquete da faculdade
FOTO: ALEX PIMENTEL
Quixadá Considerada polo universitário do Sertão Central por possuir quatro centros de formação superior com cerca de 10 mil alunos, Quixadá ganhará mais um campus universitário. O anúncio foi feito pelo bispo emérito desta cidade, dom Adélio Tomasin. Acompanhado dos empresários José Nilson Gomes Filho e Ciro Gomes Magalhães, dom Adélio recebeu convidados em sua residência, ao lado do Remanso da Paz, onde anunciou a construção do Instituto Educacional e Tecnológico de Quixadá, o Instituto Cisne, como será conhecido.

Ele será o chanceler do novo complexo. Dividirá com o empresário José Nilson a responsabilidade de administrar o Instituto. Segundo o futuro diretor, José Nilson, o projeto será concretizado graças a uma parceria formada entre ele e outros dois empresários, Ciro Magalhães e Fred Diógenes Nogueira.

Serão investidos R$ 12 milhões no Instituto. A área total da faculdade será de 60 mil m², situada na entrada da cidade, próximo ao girador da CE-359. A estrutura imobiliária erguida será superior a 18 mil m². A primeira etapa, em torno de 3,7 mil m², será iniciada em maio próximo. Em janeiro de 2013, o Instituto Cisne pretende realizar o seu primeiro vestibular.

Assim como ocorreu com a Faculdade Católica Rainha do Sertão, considerada por muitos o primeiro megaempreendimento econômico da região, tanto o idealizador, dom Adélio, como os investidores da instituição pretendem impactar a cidade com a grandeza do empreendimento.

Aliás, quando fez a divulgação pública, o bispo benfeitor explicou o por que da denominação "Cisne" para identificar a nova faculdade. "Está ave simboliza a grandeza, o otimismo e também a qualidade. Sempre buscamos essa excelência para melhorar a vida de nossos irmãos", destacou o bispo.

Estrutura
O instituto contará com os cursos de Veterinária, Enfermagem, Agronomia, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental, dentre outros, voltados principalmente paras as classes menos favorecidas. Foram cinco anos de planejamento.

A Faculdade Cisne pensa, inclusive, em implantar o primeiro curso de medicina do Sertão Central, mas essa decisão será tomada apenas se a Faculdade Católica não tiver interesse. Quando estiver concluída, a estrutura da Faculdade Cisne terá 39 alas com pavimentos térreo e superior. Os laboratórios serão consignados às salas de aula. Um ginásio poliesportivo coberto e a marca do evangelizador construtor, uma capela, completam o projeto.

Foi o próprio bispo, que tem 82 anos de idade, quem confeccionou a maquete. Dom Adélio Tomasin foi eleito bispo para a sede vacante da Diocese de Quixadá pelo Sumo Pontífice João Paulo II no dia 16 de março de 1988.

Histórico
Recebeu a Ordem do Episcopado de Dom Cláudio Colling, então Arcebispo de Porto Alegre. Sua posse em Quixadá foi aos 29 de maio do mesmo ano. Em 3 de janeiro de 2007, com quase 77 anos, abdicou o governo pastoral da Diocese de Quixadá. Nesse intervalo de 19 anos foi um dos maiores empreendedores deste Município.

A obra mais recente é a Casa de Acolhida São João Calabria. Mantida pela Fundação Quixadaense de Fomento tem capacidade para acolher preliminarmente 20 homens e 20 mulheres, com idade mínima de 60 anos. O lugar é conhecido como Remanso da Paz.

Quanto aos protagonistas do empreendimento educacional, Ciro Magalhães é natural de Quixadá. Atua no ramo imobiliário e possui postos de combustíveis. Ele é filho do médico Antônio Magalhães, com quase 50 anos dedicados ao Município, falecido no dia 7 de julho de 2011.

José Nilson nasceu em Sobral, e é missionário do Shalom. A convite de dom Adélio, passou a auxiliá-lo nas suas empreitadas. Ajudou a fundar a Faculdade Católica e atualmente atua no setor automotivo. Já Fred Diógenes nasceu em Maranguape e atua em vários segmentos empresarias, sendo o de transportes sua área mais forte. Também cria cavalos de raça.

Mais informações
Instituto Educacional e Tecnológico Cisne de Quixadá

Avenida Plácido Castelo, nº 1973,

Quixadá/CE

Telefone: (88) 3412.1244

Do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?