terça-feira, 3 de abril de 2012

Inauguração dos Caminhos de Assis acontece amanhã


 nesta estação em caridade falta capinação no entorno dos galpões
Devotos de São Francisco vão ganhar novo equipamento para expressão da fé numa rota pelo interior
Canindé O governador Cid Gomes inaugura amanhã os Caminhos de Assis. Trata-se de um roteiro para peregrinação franciscana que parte de Maranguape, passa por Caridade e termina em Canindé, um dos mais importantes centros de devoção a São Francisco na América Latina. A solenidade de inauguração já começa hoje, logo mais às 20h. Está previsto para Cid Gomes participar da bênção da primeira estação, ainda no Município de Maranguape. Após a solenidade religiosa, ele segue a pé por uma parte do roteiro.

No dia seguinte, às 6h da manhã, o governador assiste missa em Canindé, onde acontece oficialmente a inauguração dos Caminhos. Depois do ato, participa de uma reunião com os franciscanos no Convento de Santo Antônio para discutir problemas relacionados ao Hospital Regional São Francisco, que passa por dificuldades e atende mais de 30 cidades cearenses.

A inauguração acontece amanhã, porém, alguns trechos não estão concluídos. Numa das estação em Caridade, a vegetação ainda não foi capinada no entorno, dando ideia de local abandona. A construção dos Caminhos de Assis objetiva consolidar o roteiro turístico religioso destinado aos romeiros que se dirigem a pé para Canindé.

As obras, que custaram R$ 1,2 milhão, estão localizadas nas comunidades de Tabatinga, Massapê e Lagoa do Juvenal, em Maranguape; em Campos Belos e na sede de Caridade.

O objetivo é transformar a rota de peregrinação a Canindé em um produto turístico completo, ao longo do percurso onde foi preparado um cenário onde os peregrinos terão uma boa acolhida e a segurança necessária para o prosseguimento tranquilo de sua viagem.

Para o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, a infraestrutura de apoio aos peregrinos dará um novo impulso ao turismo religioso do Estado, de Maranguape até Canindé. "Com esse projeto, o Governo do Estado prevê um aumento de 20% no fluxo de turistas, além do incremento de R$ 20 milhões na economia de Canindé´´, prevê o secretário de Turismo.

Em seus 136 quilômetros, os Caminhos de Assis terão estações, onde cada uma delas representará simbolicamente uma fase da vida de São Francisco, do nascimento até a canonização. Nestes espaços, os romeiros encontrarão um espaço dedicado exclusivamente ao recolhimento espiritual e orações.

Uma pesquisa feita pelas estudiosas Maria do Socorro Gondim Teixeira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e Fernanda Ester Teixeira Lima, da Secretaria de Turismo do Ceará, aponta que a rota dos Caminhos de Assis será um vetor de desenvolvimento, ressaltando o modelo de gestão compartilhada e o uso de rede de informações com o intuito de diversificar e interiorizar o produto turístico no Ceará, ao mesmo tempo em que fomenta o desenvolvimento local sustentado.

Na opinião do prefeito de Maranguape, George Valentim, a criação desse projeto visa agregar valores turísticos e dar condições objetivas aos peregrinos que se deslocam a pé ao longo de uma rota pré-estabelecida. "Os Caminhos de Assis apresentam-se como um produto completo, no qual se observam as diversas etapas da concepção, da construção, da operacionalização, da gestão e da comercialização´´, observa o prefeito.

Para ele, toma-se por base o desenvolvimento local sustentável e modelo de gestão em rede envolvendo os diversos agentes que atuam no caminho, as administrações públicas e a iniciativa privada, bem como as comunidades e a Igreja Católica.

Já o prefeito de Caridade. Júnior Tavares, lembra que os Caminhos de Assis precisa de uma ação dos três Municípios que vise ordenar o espaço físico, criando aspectos geográficos, ambientais, socioeconômicos e normativos na base territorial. "A ação institucional inclui a promoção, o marketing, a informação e a gestão do turismo. A ação comercial divide-se em comercialização e o fomento turístico´´, diz Júnior Tavares.

O prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa, considera que os Caminhos atendem a demanda por uma rota de peregrinação cristã a Canindé. "As rotas principais já existem, partindo de Fortaleza. Esta nova rota passa por Maranguape e Caridade´´, destaca.

Motivos
Segundo o prefeito, as romarias ocorrem por motivos díspares, dos problemas cotidianos e relacionados à saúde à necessidade de poder confiar temores e esperanças, e de poder demonstrar agradecimentos pela ajuda milagrosa recebida pela ocasião de infortúnio. "Existem também o aspecto cultural e lúdico de caminhar para conhecer terras diferentes, costumes diversos, gente, arte e história´´,completa.

Conforme explica o pároco e reitor do Santuário de São Francisco das Chagas, frei João Amilton dos Santos, as primeiras romarias no Ceará tem origem em Canindé, quando da construção da antiga capela de São Francisco, em 1775. Os rumores do primeiro milagre atribuído ao santo fizeram do lugar um Santuário, lugar e meta de peregrinação, tendo como vetor de espiritualidade o santo padroeiro São Francisco das Chagas.

Estrangeiros
O mercado visado para este produto é constituído pelos peregrinos regionais e nacionais e pelos componentes da ordem franciscana do País e do exterior. São pessoas leigas, estudiosos do fenômeno religioso de massa, pessoas religiosas que buscam a paz espiritual e o contato com a natureza, aventureiros, trilheiros e adeptos do turismo rural, universidades católicas, professores e pesquisadores.

Os peregrinos são, em sua maior parte, do Nordeste. Os turistas são compostos de brasileiros e estrangeiros que cultuam São Francisco na Itália, França, Alemanha, Portugal e Espanha.

As vantagens competitivas apresentadas por Canindé podem ser observadas quanto à localização, pois está próximo a Fortaleza, que possui aeroporto internacional e acesso por vias pavimentadas.

O percurso feito atravessa áreas de pernoite bastante verdes e áreas de semiárido, com seu diferencial e exotismo.

Mais informações:
Casa Civil do Governo do Estado

(85) 3466.4898/4899

Maranguape, (85)3369.9101 Caridade, (85) 3324.1234

Canindé, (85) 3343.6937


Do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?