quarta-feira, 14 de março de 2012

Trânsito: 30.844 multas por uso de celular

Em 2011, foram 30.844 autuações de condutores que falavam ao celular enquanto dirigiam nas ruas de Fortaleza, segundo dados da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). O número representa um aumento de 180% em comparação a 2009, que registrou 10.997 autuações, e de 15%, se comparado a 2010, quando 26.608 condutores foram multados. Já o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) indicou que, em 2009, foram 602 autuações nas rodovias cearenses, 1.004 em 2010 e 1.110 em 2011. Dessa forma, em dois anos, o aumento foi de 84%.

O aparelho celular, companheiro do dia a dia de milhões de brasileiros, se torna um risco que potencializa a ocorrência de acidentes. O Brasil fechou o mês de janeiro com 245,2 milhões de linhas ativas na telefonia móvel. Número que ultrapassa os cinco milhões na Região Metropolitana de Fortaleza.

O gerente de planejamento da AMC, Leandro Oliveira, indicou que a popularização do celular, que não é usado somente para telefonia, mas também para troca de mensagens e acesso à Internet, somado aos custos mais baratos das operadoras, incentivam a utilização do aparelho e, consequentemente, as infrações cometidas ao usá-lo no trânsito. Leandro lembrou que, mesmo com o aumento da quantidade de multas, o número está aquém à quantidade real de infrações. E não é preciso ir muito longe para flagrar dezenas de cenas da combinação direção em uma mão e celular na outra.

O condutor Adagilson Moura Alves comentou que é comum encontrar pessoas falando ao celular no trânsito. Para ele, o motivo é a correria do dia a dia, que também o faz usar o aparelho enquanto dirige em alguns momentos. Para Ivone Cordeiro, fazer as duas coisas ao mesmo tempo é um malabarismo impensável. “Morro de medo, não faço de jeito nenhum. Deixo tocar à vontade e depois olho”, explicou.

O gerente de planejamento da AMC ressaltou que o celular tira a atenção do condutor, o que aumenta o risco de colisões. “Para quem usa fones de ouvido e viva-voz, a distração e o risco são os mesmos”, afirmou. Leandro Oliveira ainda alertou para os constantes flagras de motociclistas usando o celular, cena rara há alguns anos. O mais indicado para todos os condutores é parar o veículo em local adequado para realizar a ligação, segundo Leandro, que lembrou que as autuações são realizadas pelos agentes e não exigem abordagem.

Assim, o flagra de um agente já é suficiente para receber uma autuação em casa. E a desatenção de poucos segundos ao procurar o celular, realizar uma ligação, dirigir utilizando somente uma mão já é suficiente para provocar um acidente e danos à vida e à segurança coletiva.


ENTENDA A NOTÍCIA

O celular toca, o condutor usa busca o aparelho, desvia o olhar para checar a ligação e passa um minuto segurando o celular. A cena é comum e se tornou hábito para muitas pessoas, o que aumenta o risco de acidentes.

Serviço
Para mais informações sobre o download do aplicativo na plataforma Android, acesse o site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran): www.denatran.gov.br

O que diz a lei

Código de Trânsito Brasileiro (CTB)
Prevê infração média (quatro pontos na carteira) e multa de R$ 85,13 como penalidade nas seguintes situações:

Art. 252. Dirigir o veículo:
I - com o braço do lado de fora;

IV - usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais;

V - com apenas uma das mãos, exceto quando deva fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo;

VI - utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular.

Do O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?