sábado, 31 de março de 2012

Disputa pela Prefeitura de Fortaleza divide os irmãos Ferreira Gomes

Os irmãos da família Ferreira Gomes, nomes mais influentes do PSB no Ceará, divergem em suas opiniões quanto ao futuro das eleições municipais de Fortaleza. O governador Cid Gomes defende, solitariamente, a manutenção da aliança com o PT na capital cearense. Cid insiste em ser fiel ao projeto nacional de aliança entre as duas legendas.
Do outro lado, o ex-ministro Ciro Gomes e o caçula da família, Ivo Gomes, chefe de gabinete do governo do Estado, defendem o fim da aliança com os petistas. Dentro do partido a insatisfação com a aliança é majoritária.
Enquanto isso, a base aliada da prefeita Luizianne Lins não se entende em torno do nome do candidato à sucessão municipal. No páreo cinco nomes: Artur Bruno, Camilo Santana, Elmano Freitas, Acrísio Sena e Guilherme Sampaio. Mas a decisão de Luizianne já está traçada: o secretário de Educação Elmano Freitas.
Elmano surgiu com a desistência de secretário de articulação política, Waldemir Catanho. O secretário de Educação não coleciona nenhum mandato eletivo em seu currículo e emerge como uma proposta nova, desligada do arquétipo de político presente no imaginário do eleitor.
Cid Gomes já declarou que, dentre os pré-candidatos, prefere o secretário estadual de Cidades, Camilo Santana. Mas Luizianne descarta que a decisão seja imposta por demais partidos.
Durante o encontro do PSB, na semana passada, Ciro Gomes disparou questionamentos sobre a indicação de Elmano. “É isso mesmo? A Luizianne quer levar a debate público uma candidatura majoritária do responsável institucional por uma administração sob crítica generalizada da cidade? Quem é o candidato? De onde o senhor veio?”, disse Ciro.
O primogênito da família Gomes disse que, apesar da insatisfação, quem possui a “magistratura” para decidir manter ou não apoio ao PT de Luizianne é o governador Cid Gomes. Ciro garante que a decisão de seu irmão será acatada.
“Se ele (Cid) disser: atenção pessoal, minha palavra é aliança, ele terá pouquíssimas defecções, ou nenhuma. Eu, por exemplo, me alinharei imediatamente, embora vá pedir a ele permissão para viajar para o estrangeiro”, disse.
Nos últimos dias dessa semana o irmão caçula, Ivo Gomes, usou o Facebook para expor seu descontentamento com a Prefeitura de Fortaleza. “Continuidade do atraso. Nem a pau, Juvenal. Continuidade de clientelismo? Já são 20 anos. Tá bom! Continuidade de governo de patota? Fortaleza tá grande demais”, declarou Ivo.
Na sexta-feira (30) o alvo das publicações foi à educação. Ivo disse que não compactuaria com a prática de aparelhar escolas com políticos e justificou suas declarações dizendo que a “educação do povo é inegociável”.

Do Ceará Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?