terça-feira, 3 de janeiro de 2012

JUSTIÇA DETERMINA RETORNO IMEDIATO DOS POLICIAIS DO CEARÁ AO TRABALHO

A desembargadora Sérgia Miranda concedeu liminar no início da noite desta segunda-feira (2) determinando a suspensão da paralisação dos policiais militares e bombeiros do Ceará e ordenando o retorno imediato ao trabalho. De acordo com a desembargadora, a multa diária para cada policial que descumprir a decisão é de R$ 500 e R$ 15 mil por associação envolvida no processo.
A Justiça ordena ainda a reintegração de todos os bens do estado.Várias viaturas estão sob poder dos manifestantes, que furaram os pneus e usaram os veículos para fechar a rua de acesso à 6ª Companhia do 5º Batalhão, no Bairro Antônio Bezerra, onde os policiais estão concentrados.
A liminar, segundo Sérgia Miranda, baseia-se na inconstitucionalidade da greve. O estado defende que o movimento que está ocorrendo em unidades da Polícia Militar do Ceará é inconstitucional e "caracteriza o cometimento de crime militar e infração militar". A assessoria da Polícia Militar diz que cada caso será enquadrado no Código Penal Militar e no código disciplinar dos militares estaduais.

Por conta da paralisação, soldados do Exército e membros da Força Nacional fazem o policiamento no estado do Ceará. (Foto: Agência Diário)

Reivindicações
Paralisados desde a última quinta-feira (29), policiais militares e bombeiros querem escala de 40 horas semanais, promoções e reajuste salarial de 80% até o fim de 2015, além de anistia a todos os policiais que participam do movimento. Segundo o comando do movimento de paralisação da PM, 10.000 servidores estão paralisados em todo o Ceará.
Por conta da parada, o governo do estado decretou situação de emergência. Atualmente 2.449 homens do Exército, Forças Armadas e órgão de segurança estão policiando a Grande Fortaleza nesta segunda-feira (2).
Exército
Com a paralisação, o Exército está no comando das operações. Segundo o tenente-coronel do Exército, Charles Moura, o foco da atuação é o patrulhamento extensivo e a preservação dos bens públicos. De acordo com ele, a reintegração do 6ª Companhia do 5º Batalhão não está entre as prioridades.
Na madrugada desta segunda-feira, chegaram 190 homens do Exército, vindos de São Luiz (MA) e Recife (PE). Já estão desde o fim de semana 630 soldados do Exército Brasileiro. Da Força Nacional, chegaram mais 95 homens e 15 viaturas para reforçar os 169 homens que estão em Fortaleza desde sábado (31). Além disso, a Secretaria de Segurança Pública (SSPDS) concedeu 100 viaturas e a Polícia Militar 300 coletes à prova de bala para a Força Nacional.

Fonte: G1 Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?