segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

TAUÁ PODERÁ ABOLIR SACOLAS PLÁSTICAS

Tauá. Este Município poderá ser um dos pioneiros no Estado do Ceará a abolir o uso de sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais. A Câmara Municipal de Tauá aprovou o Projeto de Lei que pede a substituição de sacolas comuns por sacolas biodegradáveis, em uma das últimas sessões deste período. O projeto de iniciativa popular propõe adequação em um ano. Depois desse prazo, advertência aos comerciantes e penalização, com multa e perda de alvará, em casos de desobediência. Agora a decisão está nas mãos do prefeito Odilon Aguiar, de cuja sanção depende o projeto.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é a favor da medida, caso venha a se tornar realidade no Município. Defende a substituição das sacolas plásticas pelas sacolas biodegradáveis, junto ao comércio local, mesmo diante dos desafios impostos pela ação. "Somos favoráveis ao projeto, pois sabemos da agressividade que a sacola plástica traz para o meio ambiente. Os comerciantes sabem dos transtornos que ocorrerão com a substituição.

Cultura
O presidente da entidade, Jefferson Cidrão. Informa que fez uma aferição no comércio local, principalmente nos supermercados, estabelecimentos em que o uso de sacolas é mais intenso e obteve aprovação.

Para ele, as dificuldades na implantação da ação no Município decorrem de fatores ligados à própria cultura de uso da sacola plástica e ao impacto econômico. "Sem dúvidas a sacola plástica é de baixo custo e traz maior facilidade para o comerciante", aponta. Destaca, porém, que esses fatores devem ser superados em nome de um bem maior, que é a preservação ambiental. "Dói ver a alta quantidade de sacolas plásticas agredindo o nosso ambiente natural e temos que buscar soluções melhores e menos agressivas", acrescenta Cidrão.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou disso?